« regresse à lista de resultados de pesquisa  
AZIDA DE SÓDIOICSC: 0950 (Abril 2014)
Hydrazoic acid, sodium salt
Azide
Azium
CAS #: 26628-22-8
ONU #: 1687
Número CE: 247-852-1

  PERIGO AGUDO PREVENÇÃO COMBATE A INCÊNDIOS
PERIGO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO Combustível. Liberta fumos (ou gases) irritantes ou tóxicos em caso de incêndio.  Risco de incêndio e explosão com ácidos ou metais. O aquecimento provoca o aumento da pressão com risco de rebentamento.  NÃO pôr em contacto com ácidos ou metais pesados.  NÃO expor ao calor fricção ou ao choque.  Usar areia seca, pó especial.  EM caso de incêndio: mantenha os contentores, etc frios pulverizando com água. 

 EVITAR A DISPERSÃO DE POEIRA! HIGIENE RIGOROSA!  
  SINTOMAS PREVENÇÃO PRIMEIROS SOCORROS
Inalação Tosse. Dor de cabeça. Congestão nasal. Quebra de tenção arterial. Falta de ar. Consultar Notas.  Utilize exaustão localizada ou protecção respiratória.  Ar fresco, repouso. Posição semi-vertical. Consulte imediatamento o médico. 
Pele   Luvas de proteçao.  Enxaguar a pele abundantemente com água ou tomar um duche. Procurar cuidados médicos se não se sentir bem. 
Olhos Vermelhidão. Dores.  Usar óculos de proteção ou protecção ocular em combinação com proteção respiratória.  Primeiro enxaguar abundantemente com água durante vários minutos (remover as lentes de contacto se poder fazê-lo com facilidade), de seguida, consultar o médico. 
Ingestão Dores abdominais. Náuseas. Suores. Quebra de tenção arterial. Aumento do batimento cardíaco. Fraqueza. Visão turva. Choque ou colapso. Consulte Efeitos de exposição de curta duração.  Não comer, beber ou fumar durante o trabalho.  Enxaguar a boca. NÃO induzir o vómito. Dar a beber um ou dois copos de água. Procurar imediatamente cuidados médicos. 

ELIMINAÇÃO DE DERRAMES CLASSIFICAÇÃO & ROTULAGEM
Proteção individal: respirador com filtro de partículas adaptado à concentração da substância em suspensão no ar. NÃO deixe este produto contaminar o ambiente. Varrer a substância derramada para recipientes de plástico cobertos. Se necessário, humedecer primeiro para evitar a formação de poeiras. Recolher cuidadosamente o remanescente. Em seguida, armazenar e eliminar de acordo com os regulamentos locais.  

De acordo com o criterio GHS da ONU

skull;toxiccancer;health hazenviro;aqua
Mortal por ingestão
Provoca irritação ocular
Pode provocar irritação das vias respiratórias
Pode afetar o sistema cardiovascular
Muito tóxico para os organismos aquáticos 

Transporte
Classificação ONU
Classe de perigo ONU: 6.1; Grupo de embalagem ONU: II 

ARMAZENAMENTO
Separado de géneros alimentícios, ácidos e metais. Consulte Perigos Químicos. Prever dispositivo para conter os efluentes provenientes da extinção de incêndios. Armazenar numa área sem acesso a coletores ou esgotos. 
EMBALAGEM
Não transportar juntamente com alimentos e géneros alimentícios.  
AZIDA DE SÓDIO ICSC: 0950
INFORMAÇÃO FÍSICA & QUÍMICA

Estado físico; Forma
CRISTAIS INCOLORES HEXAGONAIS . 

Perigos físicos
Consulte Notas. 

Perigo químicos
Decompõe por aquecimento acima de 275°C. Isto produz fumos tóxicos. Isto gera risco de incêndio e explosão. Reage com cobre, chumbo, prata, mercúrio e dissulfureto de carbono. Isto produz compostos particularmente sensíveis ao choque. Reage com ácidos. Isto produz azida de hidrogénio tóxica e explosiva. Ver Notas. 

Fórmula: NaN3
Massa molecular: 65.0
Descompõe-se a 275°C
Densidade relativa (água = 1): 1.85
Solubilidade em água, g/100ml a 17°C: 41.7 (bom)
Pressão de vapor, Pa a 20°C: 1  


EXPOSIÇÃO & EFEITOS NA SAÚDE

Modos de exposição
A substância pode ser absorvida pelo organismos por inalação e por ingestão.  

Efeito de exposição a curto prazo
A substância é ligeiramente irritante para os olhos e tracto respiratório superior. A substância pode causar efeitos no sistema cardiovascular e sistema nervoso central. Isto pode resultar em redução da pressão arterial , perturbações cardíacas ou perturbações do sistema nervoso central. A ingestão de grandes quantidades pode causar morte. A inalação de pó pode causar reações semelhantes às da asma (RADS) .  

Risco de inalação
Pode ser atingida rapidamente uma concentração nociva de partículas transportadas pelo ar quando dispersas, especialmente se sob a forma de pó. 

Efeito de exposição a longo prazo ou repetida
 


VALORES LIMITE DE EXPOSIÇÃO PROFISSIONAL
TLV: 0.29 mg/m3 (valor máximo); 4A (não classificável como agente cancerígeno para o ser humano).
MAK: 0.2 mg/m3; categoria de limite de pico de exposição: I(2); risco relativo ao grupo das grávidas: D.
EUL-TWA1 0.1 mg/m3; EUL-STEL1 0.3 mg/m3.
EU-OEL: (pele) 

AMBIENTE
A substância é muito tóxica para os organismos aquáticos. Esta substância entra no ambiente em condições normais de utilização. No entanto, deve ter-se o maior cuidado para evitar qualquer libertação adicional, por exemplo, através de eliminação inadequada. 

NOTAS
Na presença de calor, ácidos e água azida sódica é rapidamente transformada em ácido hidrazóico, cujo vapor pode estar presente sempre que o sal é manuseado
A inalação de altas concentrações de ácido hidrazóico pode causar irritação respiratória grave, incluindo edema pulmonar.
A decomposição da azida de sódio produz uma grande quantidade de gases. Isto gera risco de explosão em espaços confinados.  

INFORMAÇÃO ADICIONAL
  Classificação CE
Símbolo: T+, N; R: 28-32-50/53; S: (1/2)-28-45-60-61 

A OIT, a OMS e a Comissão Europeia não são responsáveis pela qualidade ou exatidão da tradução, ou pelo modo de uso desta informação.
© Versão em português, ACT, 2019